SESAN orienta consumidores sobre o uso racional da água

18/12/2018 - 13:23h

A Prefeitura de Navegantes, através da Secretaria de Saneamento Básico (SESAN), vem realizando diversos investimentos e obras de infraestrutura para melhorar a distribuição e o abastecimento de água potável no município, para atendimento dos moradores, turistas e veranistas da cidade.

Apesar de todos os investimentos já realizados, com a chegada da temporada de verão a preocupação aumenta, já que a população do município triplica e com o calor, o consumo de água nas residências fica bem acima do normal.

Pensando nisso, com o intuito de evitar a falta de água no município de Navegantes, a SESAN orienta que a utilização da água distribuída deverá ser unicamente para fins domésticos e higiênicos, sendo vedado o uso nas seguintes atividades:

- Lavagem de veículos automotores de qualquer espécie, com o uso de água potável distribuída pela rede pública;

- Irrigação de gramados, jardins e floreiras, bem como qualquer outro uso de água tratada, que possa significar o uso não prioritário;

- Reposição total ou troca de água de piscinas de clubes, entidade ou residências;

- Lavagem de calçadas de prédios comerciais e industriais, condomínios ou residenciais.

O consumo de água tratada deve ser de forma consciente, pois desperdiçar hoje, além de aumentar sua fatura no final do mês, poderá trazer escassez no futuro.

Conforme o secretário da SESAN, Joab Bezerra Duarte Filho, ao longo do ano foram realizadas diversas obras para melhorar o bombeamento, captação e distribuição de água para todas as regiões do município. “Mesmo com todas as melhorias realizadas, só com a colaboração em conjunto do poder público e da sociedade, que vamos garantir uma temporada de verão abastecida com água tratada. Tais medidas já estão sendo tomadas por diversos municípios, inclusive com aplicação de multa. Nós estamos realizando apenas um trabalho educativo, para a conscientização dos munícipes. A SESAN trabalhará em plantão, intensificando e localizando vazamentos, ligações clandestinas e o monitoramento das adutoras 01 e 02, que recebem água tratada de Itajaí, objetivando conter perdas e desperdícios”, enfatiza o secretário.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde