Beneficiários do Bolsa Família devem comparecer às Unidades Básicas de Saúde a partir de 01/04

29/03/2019 - 14:31h

A Secretaria da Saúde de Navegantes informa a todos os beneficiários do Programa Bolsa Família no município que é obrigatório o comparecimento nas Unidades Básicas de Saúde próximas de sua residência, no período de 1º de abril a 14 de junho de 2019, para cumprimento das condicionalidades de saúde do programa.

As condicionalidades são as exigências do programa para que a família receba o benefício e devem ser cumpridas para que o benefício não seja cancelado, bloqueado ou suspenso. Elas foram criadas para a evolução do programa e um maior controle, desde que o programa Bolsa Família surgiu, em 2003, com a junção de outros programas.  

Regras para gestantes e menores de sete anos

Segundo o Nutricionista Matheus Martins, Gestor do Programa Bolsa Família na Saúde do Município, gestantes e nutrizes devem ser inscritas no pré-natal e comparecer com o cartão de gestante às consultas nas unidades de saúde próximas à sua residência, seguindo o calendário do Ministério da Saúde. Outra exigência é a participação nas atividades educativas, ofertadas pelas equipes de saúde, sobre aleitamento materno e promoção da alimentação saudável, bem como a realização da vigilância nutricional dos beneficiários.

Já para as crianças menores de sete anos de idade, os pais ou responsáveis devem levar a criança às unidades de saúde e manter atualizado o calendário de imunização, conforme diretrizes do Ministério da Saúde, assim como portar o cartão de saúde da criança, para a realização do acompanhamento do estado nutricional e do desenvolvimento e outras ações, conforme calendário mínimo do Ministério da Saúde.

Texto: Louise Benassi 

 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde