Navegantes assina convênio para programa “Vida Ativa Melhorando a Saúde”

01/04/2019 - 19:25h

Secretaria Municipal de Saúde de Navegantes assinou, nessa segunda-feira (1º), em Florianópolis, convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, para implantação do programa VAMOS - Vida Ativa Melhorando a Saúde, na Unidade Básica de Saúde do bairro Meia Praia.

Estiveram presentes na assinatura o secretário-adjunto da Saúde, Aldo Marques Peres Filho, coordenadora da UBS Meia Praia, enfermeira Ângela Horvath, representante do NASF, fisioterapeuta Patrícia Vieira, idealizadora e coordenadora do projeto, Professora Doutora Tânia Benedetti e demais representantes do programa na capital.

O que é o programa?

O VAMOS – Vida Ativa Melhorando a Saúde – é um programa de mudança de comportamento que objetiva motivar as pessoas a adotarem um estilo de vida ativo e saudável. Existem muitas informações que mostram a importância de ter hábitos saudáveis, mas, elas não ensinam como fazer as mudanças necessárias para que isso aconteça.

O Programa VAMOS aborda assuntos sobre atividade física, alimentação saudável, como enfrentar obstáculos, superar desafios e estabelecer metas, estratégias e confiança para realizar e manter a mudança.

Com o projeto, será desenvolvido para cada paciente participante estratégias para planejar a forma como usa o tempo e criar metas para incluir atividades físicas na rotina de cada um.  Além disso, será orientado para a escolha de alimentos saudáveis, valorizando a cultura local.

Texto: Louise Benassi