Confira as ações das Unidades Básicas de Saúde para o mês de abril

03/04/2019 - 15:00h

No dia 7 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Saúde. A Secretaria da Saúde de Navegantes realiza, durante todo o mês, diversas ações voltadas para a prevenção.

Na quinta-feira (4), às 9 horas, acontece no auditório do Paço Municipal, uma capacitação voltada para os enfermeiros com a empresa Cointer, sobre o glicosimetro libre sem agulha. Trata-se de um aparelho medidor de glicose que dispensa sangue e, consequentemente, as incômodas picadas nos dedos, trazendo resultados mais completos sobre o sobe e desce do açúcar ao longo do dia. Navegantes será o município piloto na aquisição deste aparelho tão benéfico para quem convive com a diabetes.   

Já na sexta-feira (5), nos períodos da manhã e da tarde, no Centro de Educação Complementar Cidade da Criança, no bairro São Paulo, a equipe de odontologia irá fazer um teatro educativo, de maneira divertida, sobre a importância da higiene bucal, para as crianças que frequentam essa unidade.

No sábado (6), terá início o programa Saúde na Escola 2019, na EEB Prof. Irene Romão, no bairro São Pedro. Alunos e suas famílias estarão participando dessa ação que visa a avaliação das condições de saúde dos estudantes, promoção da saúde e de atividades de prevenção e monitoramento, assim como avaliação da saúde dos alunos. A USB São Pedro estará realizando a imunização contra a febre amarela, teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e outras atividades educativas.

Também no sábado (6), das 8h às 11h, a UBS de São Domingos 2  irá participar do “Dia da família”, na EEB Prof. Paulina Gaya, com aferição de glicemia, pressão arterial, testes rápidos e educação em saúde: Doenças Sexualmente Transmissíveis e Tuberculose.

Na EEB Adelaide Konder, durante o programa “Família na Escola”, a UBS de Machados irá realizar, no sábado (6), palestra sobre gravidez na adolescência seguida de Oficina para pais e filhos, vacinação da febre amarela e HPV, oficina “Prevenindo Obesidade” com avaliação Antropométrica e Índice de Massa Corporal (IMC), Oficina sobre os cuidados com o mosquito da dengue e alerta sobre o escorpião amarelo e Oficina em Saúde Bucal com escovação orientada.

No dia 8, segunda-feira, em alusão ao Dia Mundial da Saúde, o Centro Especializado de Testagem e Aconselhamento – CETA estará em frente ao ferry boat realizando orientação sobre DST’s, testes rápidos, de glicemia e pressão arterial.

No dia 13, a UBS de Nossa Senhora das Graças estará aberta para o “Sábado da Prevenção, com atendimento médico, realização de preventivo, testes rápidos, entre outros serviços da Saúde. Agendamentamentos podem ser realizados diretamente na unidade ou por meio do telefone 3319-2192.

E no dia 27 de abril, todas as Unidades Básicas de Saúde do Município estarão abertas, para realizar mais uma edição do “Sábado da Prevenção”, com várias atividades a serem divulgadas mais próximo à data.

 

Mais informações com a Secretária da Saúde, enfermeira Marluza Trevisan, por meio do telefone (47) 3185-2294

 

Texto: Louise Benassi

 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde