Secretaria de Saúde disponibiliza laboratório médico no interior

21/05/2019 - 18:56h

A Prefeitura de Navegantes, através da Secretaria de Saúde, ampliou a partir desse mês de maio, a cota para os exames laboratoriais que são solicitados aos pacientes, pelos médicos da rede municipal. A grande novidade é que com essa ampliação, os moradores do interior poderão realizar as coletas de sangue, fezes e urina, na Unidade de Saúde do Porto Escalvado. Além disso, o resultado eles também retiram no mesmo local.

O prefeito Emílio Vieira explica que o objetivo com a ampliação da cota é para que as pessoas tenham mais agilidade na realização dos exames de laboratório e possam ter o diagnóstico o mais breve possível, para o início do tratamento, quando necessário. Já a opção de levar a coleta para o interior, é para que os moradores tenham mais conforto, já que não existe laboratório de análises clínicas naquela região.

Conforme o secretário adjunto de Saúde, Aldo Peres Filho, além do Centro, existem laboratórios conveniados nos bairros Machados, São Paulo e Gravatá, mas no interior, ainda não tem. “Como a cota foi ampliada, solicitamos como contrapartida dos laboratórios, que disponibilizem o serviço de coleta no interior”.

A secretária de Saúde, enfermeira Marluza Trevisan, pontua que a atividade aconteceu pela primeira vez, no sábado, 18, e que também estão programadas coletas nos dias 25 de maio, 7 e 21 de junho. “Não é necessário agendamento, basta o paciente ir até a Unidade com a guia do exame em mãos”, finaliza.

Texto: Maila Santos SC 01773/JP

Secretária de Comunicação: Maria Flor