Vigilância Ambiental alerta população que cuidados com a dengue devem permanecer durante o outono

29/05/2019 - 19:25h

A Secretaria da Saúde de Navegantes, por meio da Vigilância Ambiental, mantém o alerta para os cuidados de prevenção contra o mosquito da dengue, mesmo após o término do verão.

O coordenador do departamento, Eduardo Leal Neto, orienta, nesse período de temperaturas mais baixas, que os moradores apliquem inseticida dentro das residências e, principalmente, nos lugares mais escuros, como ranchos, fundo de quintal e garagem. Mesmo durante o dia, aplicar o inseticida atrás dos móveis, guarda roupas, cômodas, em baixo da cama e atrás dos sofás e da geladeira.  

“O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem, para poder se alimentar de sangue. Por isso, a importância dos cuidados com a dengue dentro das residências”, orientou.

Dados da Vigilância Ambiental do município mostram que no verão eram coletadas uma média de 800 larvas por semana, nas 20 armadilhas localizadas na região central. As inspeções às armadilhas são realizadas sempre na segunda-feira e no último dia 27 não foram encontradas larvas do mosquito as nas 20 armadilhas. Isso comprova que a temperatura baixa fez com que o Aedes aegypti não colocasse seus ovos na rua e permanecesse dentro das residências. Mais uma vez a importância de se aplicar inseticidas, para eliminar o mosquiso da dengue nesse  época do ano. 

Texto: Louise Benassi

 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde