Unidade de Saúde de Meia Praia inicia a Mamanalgesia na imunização dos bebês

02/07/2019 - 14:42h

A Unidade Básica de Saúde de Meia Praia iniciou recentemente uma medida recomendada pela OMS – Organização Mundial de Saúde, a Mamanalgesia, uma técnica na redução da dor causada pela vacinação. A estratégia natural é adotar a amamentação previamente no decorrer da vacinação.

De acordo com a enfermeira Angela Bastianello Horvath, essa estratégia natural tem comprovação científica, reduzindo a percepção da dor por parte dos bebês.

“As profissionais da saúde estão aplicando essa técnica na hora da vacinação e também no teste do pezinho. Trata-se de uma técnica natural e livre de intervenção, podendo ser adotada facilmente, sem custos. É ideal para os ambientes da Saúde Básica,” destaca.

A estratégia natural indica melhores resultados ao iniciar a amamentação de 2 a 5 minutos antes da injeção. “É preciso observar atentamente se o bebê está mamando de forma adequada (o que pode demorar 1 minuto). Estamos na fase de explicar a novidade para as mães. Elas estão adorando! Os bebês ficam mais calmos e não sentem dor,” explica a enfermeira.

Saiba mais:

A mamanalgesia engloba três componentes confortáveis e analgésicos para as crianças: o paladar, a sucção e o contato pele com a pele. De acordo com os especialistas o leite materno contém substâncias com propriedades analgésicas, podendo ser convertidas em endorfinas,  além disto, o leite materno tem um papel no reforço da eficiência da própria vacina entre  outras inúmeras vantagens.

 

Vânia Voltolini SC 01057 JP

Download das fotos em alta resolução

Aguarde