Navegantes assina convênio e lança edital para execução de projeto de 19 milhões em obras de infraestrutura e acessibilidade

25/07/2019 - 19:56h

Foi realizado na tarde desta quinta-feira (25), no auditório da Prefeitura, o Ato de Assinatura de Convênio com a Caixa Econômica Federal e o lançamento do Edital de Licitação para que o município de Navegantes execute o projeto de 19 milhões em obras de infraestrutura, saneamento e acessibilidade, através do Programa Finisa.

O evento contou com a participação de autoridades municipais do Poder Executivo e Legislativo, servidores públicos, membros da comunidade e representantes da Caixa Econômica Federal. Na ocasião, o superintendente da Caixa, Genésio Fernandes da Silva, destacou a importância do convênio e disse que a Caixa se sente honrada em poder cumprir sua missão, que é a de estar presente nos municípios, atuando como um facilitador financeiro para o desenvolvimento de importantes projetos que influenciam diretamente na vida dos cidadãos. “Este projeto de 19 milhões é apenas o primeiro, com certeza virão outros convênios para que Navegantes cresça cada vez mais”, destacou o superintendente.

Já o secretário de Governo de Navegantes, Rodrigo Morimoto, destacou que o projeto vem de encontro com o que o município necessita e no que está previsto no plano diretor vigente. “Este projeto de infraestrutura urbana vai contemplar uma área de cerca de cinco quilômetros de extensão, levando mais organização ao trânsito, além de segurança e acessibilidade para os ciclistas e pedestres. “Estamos lançando o edital de licitação hoje e a abertura dos envelopes está prevista para o dia 29 de agosto. Nossa previsão é executar as obras em 18 meses”, enfatizou o secretário.

Em sua fala o prefeito Emílio Vieira agradeceu a todos os envolvidos, principalmente aos vereadores que votaram a favor do convênio.  Segundo o prefeito, este não é um sonho seu ou da administração municipal e sim um anseio da população, que precisa andar nas ruas com mais organização, segurança e acessibilidade. “Queremos que os vereadores e a comunidade nos ajudem a fiscalizar esta importante obra do início até fim, pois temos a consciência e a responsabilidade de utilizar de maneira correta os recursos públicos em favor da população”, justificou o prefeito.

Sobre o projeto

O plano de investimento no valor de 19 milhões de reais tem por objetivo a realização de obras de qualificação viária, através do Finisa – Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento. A obra é de fundamental importância para a estruturação da malha viária municipal ao longo de toda a extensão da “Beira Rio”, que contempla um importante eixo estruturante do município, composto pelas Ruas João Gazaniga, Orlando Ferreira, José Francisco Laurindo e Rua Itajaí, ligando o bairro Machados até a divisa do São Domingos com o Centro.

Vale destacar que este projeto de 19 milhões faz parte de um pacote de investimentos, em torno de 40 milhões, que o município pretende realizar para garantir a qualificação do espaço urbano, possibilitando uma melhor  separação dos modais de transportes, como também garantindo acessibilidade e segurança dos seus usuários e a promoção do desenvolvimento e valorização das residências e comércios nestas importantes regiões do município.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP