Projeto Surf nas Escolas encerra o ano com gostinho de quero mais

02/12/2019 - 12:44h

Amor de mãe não é só coisa de novela. Aqui na Praia de Gravatá, em Navegantes, encontramos uma mãe que não tira os olhos da água. Dona Lidiane é a mãe da surfista Gabriele Grubert, de 12 anos, estudante da Escola Municipal Prof. Leonora Schmitz e uma das 80 crianças e adolescentes participantes do Projeto Social Surf nas Escolas, realizado em parceria com a Fundação Municipal de Esportes (FME), através do Fundo Municipal do Turismo e com patrocínio da Portonave.

A mãe de Gabriele fala que desde o início do projeto mudou sua rotina e que todas as terças e quintas-feiras sua filha conta os segundos para chegar a hora de ir para a praia surfar. “Venho acompanhar minha filha, mas me sinto segura quando ela está no mar, porque os instrutores do projeto são maravilhosos. Eles ensinam não só a surfar, mas também a conhecer e respeitar o mar. Suas notas e o relacionamento com os colegas também estão melhores. Minha filha ama este esporte”, declara empolgada a mãe ao ver sua filha de pé na prancha correndo uma onda até a beira d’água.

O projeto foi idealizado pelo instrutor e surfista profissional Rodrigo Frutuoso, o Macaco, como é conhecido no mundo do Surf. Ele conta que esta é a primeira edição do projeto em Navegantes, mas que com o apoio da equipe da Fundação Municipal de Esportes de Navegantes e com o apoio que a Portonave tem dado ao surf, as perspectivas para os próximos anos são ainda melhores.

“Agradeço a estes parceiros por darem as condições necessárias para que o projeto saísse do papel e aos pais e alunos que dão vida ao nosso projeto de surf. Um agradecimento especial também aos bombeiros militares, pois utilizamos a estrutura do quartel, que fica próximo à praia, para guardar os materiais e o posto salva-vidas para que os alunos troquem de roupas. Este projeto piloto envolve alunos do 5° ao 7° ano, com idades entre 10 e 14 anos, de três escolas da rede municipal de ensino, localizadas aqui no Gravatá. Nossa meta é ampliar o projeto para três polos, um no Gravatá, um na Meia Praia e outro no Centro”, destaca o instrutor.

Já o superintendente da FME de Navegantes, Eduardo Mafra, que é um dos pioneiros no surf navegantino e que até hoje continua a pegar ondas nos finais de semana, fala da satisfação em ver os futuros surfistas participando deste projeto. “É uma maneira de fomentar e incentivar a prática do surf em nosso município. Nossas praias têm ótimas condições de ondas e atraem surfistas de várias cidades de Santa Catarina e de outros estados do país. Todo o projeto que é feito com seriedade e amor dá grandes resultados e merece ser apoiado pelo município e entidades privadas”, destaca o superintendente.

Esta semana foi o encerramento do Projeto Surf nas Escolas, que deve voltar ainda mais forte no próximo ano. Vale ressaltar, que os alunos não pagam nada para participar, mas é exigido frequência escolar, bom comportamento e notas boas. “Os alunos têm acesso a todos os materiais, desde pranchas, roupas de borrachas, camisas de lycra, toalhas, ponchos, parafina, protetor solar, coletes salva vidas, skate simulador de manobras e barracas de praia, tudo adquirido através do projeto”, explica o instrutor.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP

Secretária de Comunicação Social: Jornalista Maila Santos