Navegantes intensifica limpeza urbana durante a temporada de verão

27/12/2019 - 19:52h

Moradores, veranistas e turistas de Navegantes tem tido uma grata surpresa ao se depararem todos os dias com as praias limpas e equipes de trabalho percorrendo as ruas do município. Trata-se de um grande mutirão de limpeza, coordenado pela Secretaria de Obras, que está percorrendo a orla da praia e as ruas da cidade para combater o acúmulo de lixo e recolher materiais descartados indevidamente nas calçadas e vias públicas, como móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e podas de árvores. A ação conta, ainda, com equipes de capinação, varrição mecânica e manual, pinturas de postes e meios-fios, além da instalação de lixeiras ao longo dos 12 quilômetros deque da praia.

De acordo com secretário interino de Obras, Arlindo Nunes Barboza, desde o último dia 20 de dezembro, a Prefeitura de Navegantes está com uma nova empresa contratada, especializada na prestação de serviços de limpeza urbana e de praia, para atender as necessidades do município, principalmente nesta época de alta temporada, onde a população praticamente triplica.

“Estamos fazendo todos os esforços para manter a nossa cidade limpa e organizada. Mas, para que este trabalho surta um efeito ainda melhor, pedimos a colaboração de todos: moradores, veranistas e turistas para que façam também a sua parte. Sabemos que é comum nesta época do ano, com as festas de fim de ano e a temporada de verão, as pessoas reformarem suas casas e adquirir móveis e eletrodomésticos novos. O problema é que nem sempre os equipamentos, móveis antigos e os entulhos são descartados por seus proprietários de maneira correta, ficando abandonados nas vias e terrenos baldios. Infelizmente, há casos em que a gente recolhe o entulho no dia e no outro dia tem mais um monte de lixo abandonado no mesmo local”, enfatiza.

O secretário, informa, ainda que a Secretaria de Urbanismo irá intensificar a fiscalização de terrenos baldios e os que estiverem com lixos e restos de obras acumulados serão notificados. “Quem não cumprir a legislação municipal e não cuidar do seu imóvel, estará passível de multa”, alerta o secretário.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP

Secretária de Comunicação Social: Jornalista Maila Santos