Plataforma Digital da Educação:  Videoaulas criativos motivam os alunos no aprendizado

18/05/2020 - 19:04h

O conhecimento, a criatividade, o talento e o carisma do professor Johnny José Tomelin têm contagiado e motivado os alunos do 4º ano da Escola Municipal Professora Rosa Maria Xavier de Araújo, no bairro de Meia Praia, com os seus videoaulas que são inovadores e atrativos. Um exemplo é o videoaula com a explicação sobre “ Fábulas” que foi um sucesso na turma diante do empenho de passar as atividades com tanto zelo, amor e criatividade.
O professor fala do desafio de toda a categoria em trabalhar a distância e destaca a importância das metodologias de ensino com as ferramentas tecnológicas por meio da Plataforma Digital da Educação e o WhatsApp Institucional - fundamental no processo de interlocução, permitindo levar as mensagens e os conteúdos aos alunos.
“O desafio do professor é se deparar com o abstrato, precisando inovar para transformar o ensino abstrato em concreto,” destaca.
O professor explicou que antes do isolamento social devido a pandemia do Coronavírus, o educador tinha 2 salas de aulas para cuidar, agora com o ensino a distância têm 70 salas de aulas espalhadas pela cidade.
“Temos de nos adaptar com as ferramentas tecnológicas para levar o conhecimento e também o compromisso de repassar esse conteúdo de forma escrita para os alunos que não têm acesso à internet, afinal vivemos em diferentes realidades financeiras,” enfatiza.
Numa rotina escolar totalmente modificada - o primeiro horário da manhã é dedicado pelo professor Johnny em passar as atividades e no final da tarde apresentar um videoaula com a explicação e a correção. Já o aluno apresenta por meio de fotos a tarefa concluída.
A aluna Danielle Luiza Wisnieski tem uma deficiência auditiva e chamou a atenção do professor ao recriar um texto sobre a cigarra. “ A Danielle nos surpreendeu ao desenvolver uma peça teatral criando personagens fantásticos,” conta orgulhoso o professor.
Com a rotina escolar transformada foi preciso estabelecer um vínculo forte entre a família e o educador para garantir um aprendizado de qualidade ao estudante. Nas mensagens enviadas com didáticas diferentes para os alunos no mundo digital, o professor Johnny expressa em cada uma delas: otimismo, alegria, tranquilidade e confiança, “ Apesar do imenso desafio considero a experiência positiva porque vem despertando novas habilidades no professor, no aluno e na família,” finaliza.

Vânia Voltolini SC 01057JP

Secretária de Comunicação: Maila Santos SC 01773/JP