Secretaria de Saúde realiza atividades durante Sábado Letivo em 11 escolas municipais

29/04/2024 - 16:34h

Servidores da Secretaria de Saúde aproveitaram as atividades nas unidades escolares municipais durante o Sábado Letivo para levar aos alunos, seus pais e familiares atendimentos e informações através do Programa Saúde na Escola (PSE). Ao todo, foram visitadas 11 escolas em oito bairros diferentes no último sábado (27).

Nelas, foram feitos trabalhos de conscientização sobre a dengue através de brincadeiras (como acertar a bola no mosquito ou pela roleta informativa), flyers com orientações sobre como se prevenir da doença, desenhos para colorir, palestra e até microscópio para ver de perto larvas do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue. Além disso, foram feitos atendimentos de avaliação de saúde bucal, de escova supervisionada, nutricional, do desenvolvimento neuropsicomotor e da carteira vacinal.

De acordo com o secretário de Saúde, Pablo Sebastian Velho, a educação é o melhor caminho para conscientizar as pessoas sobre os riscos da dengue e como evitá-la.

"A ação durante o Sábado Letivo foi muito especial, pois conseguimos atingir tanto as crianças, que irão guardar na memória as lições e reproduzi-las em casa e no futuro, como os pais, que puderam aprender sobre a gravidade da doença, como fazer a prevenção para que seus filhos e toda a família não sejam vítimas do mosquito, além das orientações de como reconhecer os sintomas e a necessidade de procurar uma unidade básica de saúde ao notá-los", pontua.

A ação é uma promoção da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental e da Atenção Primária à Saúde (APS), com apoio da Secretaria de Educação.

As unidades de ensino que receberam as atividades foram:

- CAIC Professora Maria De Lourdes Couto Cabral (Nossa Senhora das Graças);
- C.E.M. Professora Elsir Bernadete Gaya Müller (Centro);
- C.E.M. Professora Ilka Muller De Mello (Gravatá);
- C.M.E.I. Laci Ana de Borba Cesário (Nossa Senhora das Graças);
- C.E.I. Professora Isabel Flores Paganni (Pedreiras);
- C.M.E.I. Professora Maria dos Navegantes Ramos (Volta Grande);
- C.M.E.I. Professora Didymea Lazzaris de Oliveira (São Paulo);
- Escola Professora Giovana Soares da Cunha (São Paulo);
- Escola Maria Ivone Mulller dos Santos (São Paulo);
- C.E.M. Professora Vilna Corrêa Pretti (São Domingos);
- C.M.E.I. Professora Silvete Couto de Miranda (Meia Praia).

Autor: Rodrigo Ramos