Navegantes lança Linha Municipal de Transporte da Saúde

29/05/2020 - 19:08h

A Prefeitura de Navegantes, por meio da Secretaria da Saúde, irá lançar na próxima segunda-feira, dia 1º de junho, a Linha Municipal de Transporte da Saúde. Um ônibus irá fazer o itinerário da população que necessita de transporte para consultas, exames e outros procedimentos nas unidades de atendimento do município.

Conforme a secretária da Saúde, Claudete Hermogenes, o ônibus disponibilizado é totalmente adaptado para pessoas com necessidades especiais, possuindo ainda uma rampa automática para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção. “Como Secretaria da Saúde, vimos a acessibilidade do ônibus como prioridade, para poder acolher a todos os nossos pacientes da melhor forma, sem deixar nenhuma demanda de fora”, enfatizou a secretária.

Como irá funcionar

A Linha Municipal da Saúde terá um itinerário semanal pré-definido, saindo dos bairros, com destino ao Centro Especializado da Saúde - CES, Centro de Referência da Mulher e do Homem - CRMH, Centro de Especialidades Odontológicas – CEO e laboratórios e clínicas que prestam serviço de exames e tratamento pelo SUS.

Para poder utilizar do serviço, o paciente necessitará agendar previamente o transporte no Departamento de Transporte por meio do telefone (47) 3319-3395. Agendado o transporte, o paciente deverá aguardar o veículo na Unidade de Saúde do seu bairro. Para embarque no ônibus será necessário apresentar o comprovante de consulta ou exame no ato do embarque. e estar atento às exigências sanitárias de prevenção ao COVID 19.

As vagas são limitadas, devido ao distanciamento social necessário em tempos de COVID-19.  Em um primeiro momento, será disponibilizado apenas transporte no período matutino, sendo que conforme a necessidade e demanda, será acrescentado novos itinerários, bem como atendimentos para Tratamento Fora de Domicílio – TFD em cidades vizinhas.

Vale ressaltar, ainda, que como os dias e horários das consultas e exames já estavam agendados, muitos não coincidirão com o itinerário semanal. No entanto, a Secretaria de Saúde está trabalhando para que os futuros agendamentos de consultas e exames coincidam com o dia da semana e horário do ônibus, respeitando a necessidade de cada paciente.

ITINERÁRIO:

Manhã: Saída 07h – Retorno 11h

Segunda-feira:

Bairros:  São Pedro – Gravatá – Meia Praia – Centro

Terça-feira:

Bairros: Porto Escalvados – Escalvados – Escalvadinho – Escalvândia – Areias – Hugo de Almeida

Quarta-feira:

Bairros: São Domingos I – São Domingos II – Porto das Balsas

Quinta-feira:

Bairros: Nossa Senhora das Graças – Machados – Volta Grande

Sexta-feira:

Bairros: Pedreiras – São Paulo – São Domingos I

Mais informações no Departamento de Transporte: (47) 3319-3395.