Edital Vilma Mafra de Apoio à Cultura 2021 bate recorde de inscrições

13/04/2021 - 17:25h

Em tempos de pandemia, em que o setor cultural foi diretamente afetado no país inteiro, a Fundação Cultural de Navegantes tem trabalhado incansavelmente para minimizar os efeitos da crise financeira que assolou os artistas da cidade, pelo fato de não poderem realizar de forma presencial suas atividades, devido as restrições dos decretos estaduais.

Desta forma, a Fundação viabilizou o acesso aos recursos federais, através da Lei Aldir Blanc, e nesse momento, comemora o resultado positivo, com o total de projetos inscritos no Edital Municipal Vilma Mafra de Apoio à Cultura.

Foram 59 projetos apresentados, o maior número, desde a criação do Sistema Municipal de Financiamento da Cultura.

O superintendente da pasta, Marcos Venício Montagna, explica que o trabalho da Fundação consiste em dar esse suporte aos artistas, incentivando a elaboração de seus projetos, pois, quem ganha com isso, é a área cultural e a sociedade de uma forma geral. Ele destaca ainda que esse ano, o método de inscrição foi através do sistema Gestão de Recursos Repassados (GERR), e contou com grande apoio da Secretaria de Gestão e Controle.

O próximo passo agora é habilitar os 59 projetos e na sequência, encaminhar aos pareceristas, que são definidos através de edital e fazem a avaliação, através de um processo com transparência e bastante lisura.

Sobre o edital

O Edital Vilma Mafra de Apoio à Cultura - 2021, regulamenta a celebração de repasses na forma de termos de fomento no valor total de R$ 368.080,28, destinados a incentivar atividades culturais no município de Navegantes.

O documento contempla projetos nas áreas culturais de artes cênicas, audiovisual, música, artes visuais, patrimônio cultural, humanidades e artes integradas.

São dez cotas de R$ 31.200,00, três cotas de R$ 13.136,16, exclusivas para financiar projetos propostos por proponentes nunca antes contemplados pelos editais do Sistema Municipal de Financiamento da Cultura de Navegantes, contabilizados como editais de contribuição e uma cota de R$ 16.671,79, exclusiva para o pagamento de custos administrativos dos processos de seleção do Fundo Municipal de Cultura.

Autor: Maila Santos SC 01773/JP