Biblioteca Municipal Cruz e Sousa dispõe de materiais para usuários com deficiência

19/04/2021 - 16:16h

O bom e velho livro ainda é companheiro de muitas pessoas. Além de proporcionar conhecimento, ele também pode despertar o imaginário e levar o leitor aonde a sua mente desejar chegar. Entretanto, com o avanço da tecnologia, as bibliotecas precisaram se atualizar, para proporcionar aos usuários, o acesso que vai além dos exemplares físicos. Tornar o espaço acessível para pessoas com deficiências, também tem sido uma ação tomada pelas bibliotecas.

Com esse intuito, a Biblioteca Municipal Cruz e Sousa, criada em 1971 e atualmente localizada no Centro Integrado de Cultura Prefeito Manoel Evaldo Muller (CIC), na busca desse rompimento de barreiras e preparação do ambiente para as diferenças, proporciona aos usuários, diversos materiais e livros específicos para o uso de pessoas com deficiência visual.

A Fundação Cultural de Navegantes recebeu, através do projeto "Biblioteca inclusiva é abraço em palavras", diversos materiais e livros específicos para o uso de pessoas com deficiência visual na Biblioteca Pública Cruz e Sousa.

Foram adquiridos 20 audiolivros, 39 livros, entre livros em braile e sobre assuntos de acessibilidade, 1 lousa magnética, 2 jogos de alfabeto em braile, 2 jogos de memória tátil, 01 mapa do Brasil em alto relevo; teclados em braile para os computadores da biblioteca, programa de voz para computadores da biblioteca, 5 lupas para leituras, 1 globo tátil, prancha de leitura, jogos, entre outros materiais exclusivos.

O projeto "Biblioteca inclusiva é abraço em palavras" tem como proponente a bibliotecária Marceli Pereira de Andrade Vigarani, e como produtora cultural Gabriela Spezzatto Varela, e é um projeto selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2020, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Autor: Maila Santos SC 01773/JP