Secretaria de Agricultura e Pesca faz um balanço dos 100 dias de governo

05/05/2021 - 17:54h

No dia 09 de maio, comemora-se o dia do pescador artesanal em Navegantes, conforme a Lei nº 2190 de 30 de julho de 2009, que institui a comemoração no segundo sábado do mês de maio.

De acordo com o secretário da pasta, Jairo Romeu Ferracioli, neste sábado dia 09 de maio,   diante da pandemia não acontecerá nenhum evento, mas a data será comemorada com ações para a categoria realizadas nestes primeiros 100 dias de governo.

“Podemos destacar as reuniões com representantes da classe de maneira formal e informal, na Colônia dos Pescadores, na Carrera, no Portinho, na Praça/Lagoa do Zé Paulo e na Associação dos Pescadores. As pautas foram sobre as demandas para o setor, incluindo ideias para serem colocadas em prática no programa Inova Pesca do Governo do Estado,” afirmou.

A outra ação em parceria com a Secretaria de Obras e Serviço foi a construção de uma rampa para facilitar a puxada e descida de embarcações da Lagoa do Zé Paulo. Com a colaboração da Sesan, também foi realizado no rio Gravatá um desassoreamento, permitindo que as embarcações da região possam entrar e sair com maior tranquilidade.

No mês de junho com o fim do período de defeso do camarão, principal atividade da pesca artesanal, a previsão é começar as obras de adequação da Carrera Municipal, melhorando o espaço utilizado pela categoria.

“Tratando da Carrera Municipal, nestes 100 primeiros dias, já foram puxadas 50 embarcações para reparos e reformas. Precisamos que a classe se organize cada vez mais para que o poder público desenvolva ações visando contribuir para a categoria, que faz parte de nossa história e das nossas origens,” finalizou o secretário.