Secretaria da Agricultura e Pesca propõe incentivo à produção artesanal

10/05/2021 - 17:51h

A equipe da Secretaria da Agricultura e Pesca de Navegantes participou de uma reunião do Colegiado AMFRI – Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí. Na ocasião foi discutida a viabilidade de inserir os produtos de origem vegetal e artesanal no Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

A sugestão é a implantação do programa de incentivo à produção artesanal por meio de uma certificação destes produtos que atualmente encontram-se na informalidade e não são valorizados, impulsionando a produção destas atividades de forma mais segura e regular.

O secretário da pasta, Jairo Romeu Ferracioli, explica que já existe uma Lei que dispõe do Programa Municipal de Desenvolvimento da Produção Artesanal e Orgânica em Navegantes.

“O próximo passo é tornar a lei executável. A proposta é a criação na prática de uma certificação e um Serviço de Inspeção Local. A reunião foi bastante proveitosa e a coordenação dos Colegiados colocou-se à disposição para nos assessorar na viabilidade de inclusão destes produtos artesanais no comércio local,” finaliza.