Creche do Porto das Balsas aposta na psicomotricidade como uma das aliadas no desenvolvimento das crianças

09/06/2021 - 10:24h

Criar oportunidades para manter as crianças em movimento, nesse momento de pandemia, em que os pequenos, devido ao distanciamento social, acabam ficando mais tempo em casa e por muitas horas, sentados em frente a uma televisão ou então, conectados nos celulares dos pais, tem sido um desafio para os professores de Educação Física, nas creches do município.

O professor Alessandro Fernandes defende a importância e a necessidade da escola em proporcionar aos alunos, atividades que estabeleçam relações de movimento, sempre de acordo com a faixa etária da criança.

Ele explica que a psicomotricidade é uma aliada nesse trabalho, que o estímulo e a atividade física contribuem muito para o desenvolvimento das crianças, tanto no aspecto físico quanto mental.

No Centro Municipal de Educação Infantil Professora Nerozilda Pinheiro Ferreira, localizado no Porto das Balsas, os alunos, com idade entre 1 e 5 anos, participam dessas atividades com o professor Alessandro, que conta com o auxílio de materiais pedagógicos disponíveis na unidade escolar. Movimentos simples como sentar, levantar, agachar, arremessar, encaixar objetos de acordo com suas formas e cores, noções de perto e longe, são alguns dos recursos utilizados durante as aulas e que proporcionam resultados fantásticos na evolução das crianças.

“Muitas pessoas acham que pelo fato da criança ser pequena, ela não precisa se exercitar, é bem o contrário, nessa faixa etária, é preciso estimular, promover situações para que ela possa movimentar o seu corpo, conhecer suas funções, ao mesmo tempo que desenvolve a coordenação motora, o equilíbrio, a segurança e tantos outros pontos importantes no processo do seu desenvolvimento”, conclui o professor.

Autor: Maila Santos SC 01773/JP