Assistência Social realiza ações em alusão ao Dia do Combate ao Trabalho Infantil

10/06/2021 - 21:56h

O Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil acontece em 12 de junho. A data serve para lembrar a população da necessidade de protegermos nossas crianças e adolescentes da exploração laboral. Por conta disso, a Secretaria de Assistência Social trabalha em ações de conscientização sobre o tema.

Na quarta-feira (9), representantes da Secretaria de Assistência Social estiveram no paço municipal para presentear os servidores com um broche de cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja), símbolo da campanha, além de cartazes e cata-ventos maiores de patchwork. Todo o material foi feito por Janaína da Silva e Rosana de Souza Vieira Silva, funcionárias do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Na sexta-feira (11), às 13h, acontecerá um trabalho de conscientização, com crianças e adultos, no Centro das Artes e dos Esportes Unificados (CEU) Holde Scartezini. O orientador social, Carlos Eduardo Figueiredo Andrade, diz que a ação será focada em apresentar o que se caracteriza como trabalho infantil e suas consequências, incluindo prejuízos na aprendizagem e na saúde física e mental dos jovens. 

Além disso, desde o início da semana, outdoors espalhados pela cidade estão chamando a atenção da população sobre o tema. Também estão sendo veiculados comerciais nas rádios da região. Estas duas ações seguem até o fim do mês.

A coordenadora do CREAS, Andrea Marcellino, detalha como os casos de trabalho infantil chegam à Assistência Social. 

"O Conselho Tutelar é uma das vias por onde chegam as informações. A equipe de abordagem do CREAS faz rondas diárias, visando o atendimento de moradores de rua, e também acaba se deparando com situações de trabalho infantil. Além disso, muitos casos chegam por intermédio de denúncias, pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos)", explica. 

Segundo o Secretário de Assistência Social, Aldo Decker, o tema é urgente e merece ser discutido com a sociedade, especialmente em tempos de pandemia da Covid-19, que ocasionou na piora de emprego ou renda para 62% dos brasileiros, segundo pesquisa do PoderData, divulgada em 31 de maio. 

No último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 2020, o Brasil tinha 1,8 milhão de jovens entre 5 e 17 anos em situação de trabalho infantil, o equivalente a 4,6% da população nesta faixa etária.

Autor: Rodrigo Ramos

Download das fotos em alta resolução

Aguarde