Agricultura e Pesca visitou a obra do primeiro produtor da cidade que irá implantar a criação de tilápia em tanque fechado em Navegantes.

17/06/2021 - 16:05h

 

Uma alternativa que dispõe de pequenas áreas para os produtores no meio rural é a criação de tilápia em tanques. Nesta semana, a equipe da Secretaria de Agricultura e Pesca visitou a obra do primeiro produtor da cidade que irá implantar a criação de tilápia em tanque fechado em Navegantes.

Os profissionais que prestaram as primeiras assistências técnicas foram o secretário da pasta, Jairo Romeu Ferracioli, o diretor de pesca, Fabiano Veloso, o assessor técnico, Jardel Amaral Cowboy, e o engenheiro agrônomo e extensionista da Epagri, Rodrigo Mira Otto.

O espaço disponível para a atividade é de 2.800 metros quadrados, localizado no bairro de Porto Escalvado. A obra está em andamento e o início da produção de peixes está prevista para o próximo mês.

O Secretário da Agricultura e Pesca explica que o custo de implantação e a lucratividade são atrativos para a produção de tilápia. A piscicultura natural, além de diversificar a economia, ajuda os demais setores de indústria da pesca.

"A piscicultura é uma atividade em crescimento e também favorece o surgimento e crescimento de outras atividades: de indústrias de rações, equipamentos e outros insumos, além das de processamento de pescado e transporte de peixes vivos", explica Jairo.

O engenheiro agrônomo da Epagri conta que a maioria dos cultivos é desenvolvida em propriedades de pequenos produtores e que existem diversos modelos de cultivo de peixes.

“Trata-se de uma atividade que otimiza área, água e é ecologicamente interessante. O investimento dessa propriedade vai oferecer uma estrutura de oito tanques com canais de drenagem e abastecimento. Serão utilizados quatro tanques para pré-berçário e berçário. O primeiro ciclo acontecerá em quatro meses”, detalha Rodrigo.

O modo será o monocultivo, bioflocos, estimulando o aparecimento de microorganismos que fazem parte da cadeia alimentar dos peixes. A comercialização acontece quase sempre sem a presença de intermediários, favorecendo ao produtor a obtenção de preços justos e obtendo uma maior lucratividade.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde