Secretaria de Agricultura e Pesca apresenta propostas de ação do programa Inova Pesca

25/06/2021 - 18:20h

A equipe da Secretaria de Agricultura e Pesca ouviu os pescadores e representantes da classe em Navegantes e apresentou as propostas que possam ser executáveis. Cada município litorâneo da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri) fez a apresentação de duas propostas para o setor.

De acordo com o Secretário da Pasta, Jairo Romeu Ferracioli, a primeira proposta apresentada foi a de uma reforma geral no Porto do Odorico, cais de apoio à pesca artesanal do bairro São Pedro e que atualmente encontra-se em péssimas condições. A ideia é refazer o piso, o teto, melhorar o pequeno molhe ali existente e dotar o local de equipamento (trator e carreto) para que os pescadores possam fazer as manutenções necessárias em seus barcos.

A segunda proposta está relacionada a melhoria das condições de atracação e ancoradouro da pesca artesanal na região do Rio Gravatá. 

“Atualmente, estas estruturas estão bastante precárias, verdadeiras palafitas, e a ideia é fazer uma passarela de acesso ao local com trapiches acoplados em sua extensão para que as embarcações possam realizar suas operações e fundeio”, garantiu o secretário.

Uma terceira proposta foi apresentada e provavelmente será executada no próximo ano. Trata-se da construção de uma Unidade de Beneficiamento de Pescados, local comunitário, dotado de infraestrutura necessária que atenda a legislação sanitária para que as famílias de pescadores possam beneficiar dos peixes e crustáceos de uma forma legal e organizada.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde