Secretaria de Agricultura e Pesca participa de comitiva para defender a atividade pesqueira na região

16/07/2021 - 14:55h

No início do mês de julho, os representantes da Secretaria de Agricultura e Pesca, o secretário da pasta, Jairo Romeu Ferracioli e o diretor Fabiano Veloso, participaram de uma reunião para discutir o Projeto de Lei nº 4.198/2012, que propõe a reserva biológica marinha do arvoredo em parque nacional.

 

A medida estabelecia os limites da chamada zona de amortecimento, que abrange todo litoral centro-norte do estado de Santa Catarina: Florianópolis, Governador Celso Ramos, Tijucas, Porto Belo, Bombinhas, Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Penha, Piçarras e o sul de Barra Velha.

 

Ao constatar que o Projeto de Lei poderia prejudicar a atividade pesqueira da região, os representantes da Foz do Rio Itajaí-Açu organizaram uma comitiva para uma reunião com o autor do projeto, sugerindo algumas alterações desta PL.

 

Na ocasião, ficou acordado a retirada dos artigos que contemplavam a zona de amortecimento que estabelecia os limites do futuro parque nacional.

 

“A restrição das atividades da pesca iria impactar negativamente na realidade dos pescadores e armadores de toda a região. Não somos contra transformar a reserva do arvoredo em parque nacional, mas é preciso deixar a zona de amortecimento fora deste projeto de lei, afinal defendemos o setor pesqueiro de Navegantes e da região”, enfatizou Veloso.

Autor: Vânia Voltolini SC 01057JP

Download das fotos em alta resolução

Aguarde