Instituto Ambiental de Navegantes lança o Programa Tampapet

16/07/2021 - 18:39h

O Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), lançou o Programa Tampapet “Menos poluição, mais castração!” que faz parte da programação do Julho Dourado. A distribuição das 31 unidades de coletoras de acrílico, iniciou nesta sexta-feira (16), e estarão espalhadas em vários prédios públicos de Navegantes.

O superintendente do IAN, Marcos Zaleski de Matos, explica que o Tampapet é um programa de arrecadação de tampinhas plásticas e distribuição do material reciclável recolhido para as ONGs angariarem fundos. O valor arrecadado do plástico destinado a reciclagem, reverte para o tratamento e castração de animais de rua.

“Ao arrecadar o material reciclável, o IAN distribuirá proporcionalmente as tampinhas para as ONGs inscritas. Com as tampinhas as associações vão arrecadar fundos para fazer as castrações dos animais,” esclarece o superintendente.

A vereadora Sorilei Dapper, ressalta que o Tampapet tem a preocupação com a causa animal e ambiental.

“É um programa que além de retirar o material reciclável, gera renda para cuidar dos animais de rua,” enfatiza.

O superintendente Marcos Zaleski de Matos, destaca que o programa propõe retirar do meio ambiente os materiais que causam grandes impactos ambientais para a vida marinha.

“O resíduo plástico pequeno, como é o caso das tampinhas, ao ser ingerido, vai para o trato digestivo, dá uma sensação de saciedade, não é digerido, fica no estômago e o pode levar o animal à morte. Pesquisas apontam, que por ano, cerca 100.000 animais morrem, principalmente pela ingestão de plástico,” afirma.

A distribuição das unidades coletoras estará concluída no decorrer da próxima semana.

Confira, os pontos de coleta para reciclagem das tampas de garrafas pet, que estarão nos prédios públicos da cidade.

Instituto Ambiental de Navegantes (IAN);

Secretaria de Planejamento Urbano;

Paço Municipal;

Secretaria de Obras e Serviços;

Fundação Municipal de Cultura;

Fundação Municipal de Esporte;

Secretaria da Assistência Social;

Secretaria de Saúde (CIS);

Câmara de Vereadores;

Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (DABA);

Secretaria de Educação;

Secretaria de Saneamento Básico - Sesan;

Centro Integrado de Saúde - CIS Gravatá;

Unidade Básica de Saúde de Machados;

Unidade Básica de Saúde de Escalvados;

Centro Educacional Professora Maria de Lourdes Couto Cabral (CAIC); (Nossa Senhora das Graças);

Escola Municipal Badia de Faria; Hugo de Almeida;

Escola Estadual São José; Escalvados;

Escola Estadual Professora Júlia Miranda de Souza; Centro;

Escola Estadual Irene Romão; São Pedro;

Escola Adelaide Konder; Machados;

Creche Alessandra Zilda da Silva; Centro;

Escola Municipal Professora Rosa Maria Xavier de Araújo; Meia Praia;

Escola Municipal Izilda Reiser Mafra; Volta Grande;

Escola Municipal Professora Vilna Corrêa Pretti; São Domingos;

Escola Municipal Professora Elsir Bernadete Gaya Müller; Centro;

Escola Municipal Professora Ilka Muller de Mello; Gravatá.