Prefeitura inicia etapa que antecede a execução de arborização na cidade

30/08/2021 - 18:04h

A Prefeitura iniciou as marcações dos pontos nas calçadas das ruas que vão receber arborização. Trata-se da etapa que antecede a execução do plantio de 1 mil árvores na cidade. A espécie escolhida é a quaresmeira, consagrada nos manuais de arborização urbana, árvore símbolo do município, conforme decreto 491/2017.

A equipe do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) está focada em duas ações simultâneas. A primeira é a marcação dos pontos, seguindo as normas técnicas da NBR 9050 de acessibilidade dos passeios públicos. As marcações são o preparo das covas, aplicação de corretivos do solo e adubo. O início do plantio está marcado para 21 de setembro, data em que se comemora o Dia da Árvore. A segunda ação é a entrega dos copos ecológicos e panfletos educativos nas ruas da arborização.

O Superintendente do IAN, Marcos Zaleski de Matos, explica que são copos personalizados do Programa de Arborização Urbana “Árvores de Navega” no intuito de ir além do ato do plantio, sensibilizando a população a participar conjuntamente neste processo de cuidados com as árvores da cidade.

“Os analistas do IAN levam a informação para reverter o trauma da arborização incorreta que aconteceu no passado com árvores inadequadas, danificando calçadas e trazendo outros prejuízos. Esperamos que todos abracem a ideia do Programa de Arborização 'Árvores de Navega' com senso de pertencimento e que juntos ajudem a cuidar das árvores que estão na sua rua,” finalizou o superintendente.