Defesa Civil: Previsão de temporais com chuva intensa entre quinta (25) e sexta (26)

25/11/2021 - 13:13h

Navegantes pode voltar a sofrer com temporais e chuva intensa entre esta quinta (25) e sexta-feira (26). É o que aponta o boletim de monitoramento da Defesa Civil do Estado, emitido nesta manhã.

A formação e passagem de um ciclone extratropical pelo sul do Brasil e a disponibilidade de calor e umidade dão as condições para a ocorrência de temporais em todo o estado, entre 15h de hoje até as 6h de amanhã. A chuva deve ser pontualmente intensa, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Em Navegantes, o risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais e chuva intensa (alagamentos e enxurradas). 

Além disso, a região de Navegantes também está sob observação durante sexta-feira por conta das rajadas vento, que podem variar entre 50 km/h e 70 km/h, das 12h às 23h59.

Recomendações

Durante tempestades com ventos fortes e raios, busque local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados. 

Enquanto já estiver em local abrigado, permaneça distante das janelas, desligue aparelhos eletrônicos das tomadas. Ressalta-se que o banheiro em alvenaria é um local muito seguro. 

Além disso, jamais fique na água (na piscina, na praia ou debaixo do chuveiro, por exemplo).

Em caso de alagamentos e inundações, evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados. Evite transitar em pontilhões e pontes submersas. E tenha cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões. 

A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 153 (ligação gratuita). Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros Militar também pode ser acionado pelo número 193.

Autor: Rodrigo Ramos

Download das fotos em alta resolução

Aguarde