IAN e GTEAN promovem mutirão Juntos Pelo Rio neste sábado (09)

06/04/2022 - 19:16h

O mutirão de limpeza Juntos Pelo Rio acontece neste sábado, dia 09 de abril, com concentração na Praça Central da Prefeitura Municipal de Navegantes às margens do rio Itajaí-Açu, a partir das 8h.

As vagas para a participação dos voluntários são ilimitadas e as inscrições são online e podem ser feitas pelo link https://bit.ly/35Hrfez ou por QR CODE que consta na divulgação do evento. Os participantes receberão um kit com camiseta personalizada do Juntos Pelo Rio, saco de lixo e luvas após ser confirmado o cadastro. No local serão aceitas inscrições até ás 9h, horário da abertura oficial do evento e início das atividades.

O evento conta com o apoio de instituições públicas e privadas. Trata-se de uma parceria do Instituto Ambiental de Navegantes e pelo GTEAN – Grupo de Trabalho de Educação Ambiental de Navegantes A expectativa desta 9ª edição é de reunir mais de 300 voluntários nesta campanha de conscientização ambiental e limpeza do Rio Itajaí-Açu, Beira-Rio, Molhes até e Praia.

O Superintendente do IAN, Marcos Zaleski de Matos, informa que este ano será o diagnóstico dos resíduos recolhidos em parceria com o Laboratório de Gestão e Valoração de Resíduos da Univali.

“O diagnóstico é para saber quem são os geradores destes resíduos e poder atuar mais efetivamente na causa do problema,” explica.

Paralelo ao evento acontecerá oficinas para crianças, distribuição de mudas e blitz educativa. As oficinas lúdicas serão oferecidas no decorrer da  programação do Juntos pelo Rio: a de educação ambiental com uma equipe do GTEAN e a outra sobre prevenção contra o mosquito transmissor da dengue e outras doenças com a Secretaria Municipal Saúde.

As oficinas serão realizadas no local e serão destinadas às crianças que participarão junto dos pais. Não é necessário fazer inscrição. As mudas oferecidas serão de IPÊ rosa, IPÊ amarelo, Guabiroba, Ingá, Araça, Uvaiae Grumixama.