Navegantes participa do Mapeamento do Ecossistema da Inovação da AMFRI

22/04/2022 - 17:58h

O Comitê de Implantação do Centro Regional de Inovação fez na última quarta-feira, 20, a apresentação do Mapeamento do Ecossistema de Inovação da região. O trabalho foi realizado pela Universidade do Vale do Itajaí, com apoio da FAPESC.

O estudo aplicado na região dos municípios da Foz do Rio Itajaí foi elaborado conforme as recomendações para ativação e desenvolvimento do Ecossistemas e Centros de Inovação, criado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável.

O diagnóstico apresenta todos os atores que de alguma maneira desempenham papeis na área de inovação, sejam empresas, instituições de ensino ou órgãos de governo. Com base neste mapeamento cada município poderá iniciar ações para promover conexão, colaboração, parcerias e busca de oportunidades para o nosso ecossistema de inovação, de modo a fomentar a transformação da região focada na economia do conhecimento.

Um dos membros do Comitê de Implantação do Centro Regional de Inovação é Secretário do Desenvolvimento Econômico e Receita, Rodrigo Silveira, que explica a importância da ação: “Estamos conectados neste novo momento da economia e vamos ajudar nesta transformação. Com este material em mãos vamos estruturar em Navegantes uma câmara técnica público-privada para construir uma lei municipal de inovação, um sandbox regulatório e estruturar programas de capacitação na área de Tecnologia da Informação, viabilizando o desenvolvimento de investimentos privados na área que gerem empregos com boa renda”.

Além do trabalho a nível municipal, Navegantes ainda está na Presidência do Colegiado dos Secretários de Desenvolvimento Econômico da AMFRI, instância em que o tema será tratado a nível regional, visando integrar ações de modo a dar competitividade à economia.