Secretaria e Conselho de Turismo de Navegantes recebem certificados do Mapa do Turismo Brasileiro

06/05/2022 - 09:15h

A Secretaria de Turismo e o Conselho Municipal de Turismo de Navegantes receberam o certificado de renovação como integrantes do Mapa do Turismo Brasileiro do Ministério do Turismo (MTur), durante assembleia do Conselho de Turismo da Região Costa Verde & Mar (Convemar), sediada no campus da Univali, em Balneário Camboriú, na última quarta-feira (4).

A renovação ocorreu após processo de atualização dos documentos necessários no início de 2022, além do cumprimento de requisitos e critérios estabelecidos pelo MTur.

Entre as exigências para os municípios serem certificados estão possuir um órgão responsável pelo setor turístico, orçamento definido para investimentos, comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo, assinar um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT), ter empresas e trabalhadores registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), e comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo.

O Mapa do Turismo reúne os municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagens. Seu objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional.