SESAN atua para minimizar os impactos do desabastecimento nos bairros Meia Praia e Gravatá

05/01/2023 - 16:32h

Para mitigar a falta de água nos bairros Meia Praia e Gravatá, a Secretaria de Saneamento Básico mapeou as ruas mais afetadas. Uma das ações imediatas é o abastecimento das residências com auxílio de caminhões pipa. Também foi disponibilizado, de forma emergencial, dois reservatórios de 20.000 litros cada na Escola Profª Leonora Schimitz, para a população. Todos os esforços estão sendo empenhados para minimizar este que é um problema crônico há mais de 35 anos nesses bairros.

Também foi contratada uma Estação de Tratamento de Água modular com capacidade de 180.000 litros por hora. Ela entrou em funcionamento com capacidade reduzida e neste momento opera, em fase de teste, com aproximadamente 35.000 litros por hora. A expectativa é que, nos próximos dias, o segundo módulo esteja operacional elevando a capacidade para 90.000 litros e em quatro semanas a ETA chegue na capacidade máxima. Outras ações realizadas no Sistema de Abastecimento de Água de Navegantes são a revisão dos motores e bombas, aumento da capacidade de produção e as operações de macro distribuição.

De acordo com o secretário, Valério Cesar Gonzaga de Campos, a obra de construção de um reservatório de aço vitrificado, com capacidade para três milhões de litros, simultaneamente com a da Adutora do Gravatá, com 3,2 quilômetros de extensão e 350 mm de diâmetro, vai se encarregar de resolver o problema de abastecimento deste bairro pelos próximos 20 anos. Estão previstas para iniciar ainda em janeiro, com prazo de conclusão de quatro meses. Esses equipamentos fazem parte do Plano Municipal de Saneamento Básico e elevará a capacidade de reservação de Navegantes dos atuais 2000 para 5000 metros cúbicos.

Autor: Rafael Lemos - CRP: 36909/RJ