O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado nesta terça-feira (21)

21/03/2023 - 17:05h

A Síndrome de Down não é uma doença e, dessa forma, não impede que o indivíduo conviva na sociedade como os demais. É fundamental falar sobre os direitos das pessoas com deficiências e como o sistema de saúde está organizado para atendê-las.

 

Os cuidados oferecidos pelo SUS à pessoa com Síndrome de Down são norteados por referências da clínica ampliada, da integralidade e do cuidado compartilhado. O objetivo é oferecer humanização, autonomia e protagonismo dos sujeitos nas práticas de saúde, com base nas seguintes diretrizes:

- Compreensão ampliada do processo saúde e doença;

- Definição das metas terapêuticas de acordo com a necessidade (fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, atendimento médico); e

- Comprometimento dos profissionais, da família e do indivíduo com as metas terapêuticas.

           

Os melhores resultados terapêuticos ocorrem quando a equipe trabalha em conjunto com a família, discutindo os avanços e novas propostas de tratamento, buscando o melhor desenvolvimento das potencialidades da pessoa com Síndrome de Down, qualidade de vida e inserção social e econômica.

 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Navegantes é o principal parceiro da Secretaria de Saúde no atendimento de pessoas com Síndrome de Down, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual.

Autor: Rafael Lemos - CRP: 36909/RJ

Download das fotos em alta resolução

Aguarde