Escola Maria Tereza Leal adere ao Movimento Maker nas práticas pedagógicas 

22/03/2023 - 09:58h

Os estudantes do 5º ano, da Escola M. Profª Maria Tereza Leal, no bairro de Porto Escalvado, colocaram a mão na massa por meio do Movimento Maker ou método de experimentação que aparece na educação como uma prática que favorece os processos de investigação e na construção do saber, por diferentes modos de aprendizado.


A professora Ana Célia Cabral do Carmo, explica que além dos conteúdos trabalhados em sala de aula, cada aluno, recebeu um kit maker que contém: sacola, caixa e materiais reciclados e livro interativo. O Movimento Maker é voltado para inclusão, utilizado para registro pessoal do aluno no decorrer da evolução do projeto. 


“Os alunos deverão desenvolver um protótipo do que vão utilizar, elaborando um relatório para apresentação final. Como os materiais são diferentes podem surgir várias ideias como binóculo, avião e robô. Um dos objetivos é desenvolver a autonomia da criança que pode contar com a ajuda dos pais. A conclusão será apresentação dos trabalhos e exposição”, explica a professora. 


A diretora Valíria Caviglia, comentou que são 18 alunos envolvidos e dois deles são autistas. Trata-se de uma aprendizagem criativa, com a potencial para enriquecer a formação dos estudantes. 


“As metodologias ativas são estratégias de ensino que têm por objetivo incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que os estimulem a pensar além, a terem iniciativa, a debaterem, tornando-se responsáveis pela construção do conhecimento” destacou a diretora.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde