Pesquisa de preços da cesta básica apresenta redução em Navegantes

13/04/2023 - 14:21h

A pesquisa da cesta básica, realizada pelo Procon, demonstra queda no preço médio em abril em relação ao mês anterior. A variação foi de -2,32%, passando de R$284,42 para R$270,87. Ao todo, três hipermercados da região foram avaliados.

Os itens em destaque são: carne suína (-14%), margarina (-16%), tomate (-21%), ave inteira (-22%) e álcool em gel (-23%).

Por outro lado, houve aumento no preço da banana (+57%), pão francês (+20%), pasta de dente (+12%), farinha de mandioca (+11%) e do leite integral (+8%).

O Procon reforça para a população a necessidade da pesquisa entre os estabelecimentos, pois alguns itens apresentam variação no preço. Durante o levantamento foi observado até 105% na diferença de valores nos produtos de higiene pessoal, 95% no alho, e 88% na cebola e no tomate.

Cabe salientar que a pesquisa de preços do Procon é exemplificativa e orientativa ao consumidor e não há qualquer amparo legal para tabelamento de preços. Outro objetivo é fiscalizar eventual elevação de preços sem justa causa, prática vedada pelo Código de Defesa do Consumidor.

O Setor de Fiscalização do Procon, atendendo a sugestões da população navegantina, realiza ações mensais acerca da qualidade e quantidade do combustível vendido na cidade, em supermercados e bancos.

O órgão ressalta a importância da participação da população no combate a condutas ilícitas contra o consumidor. Para fazer uma denúncia, basta enviar um e-mail ao setor de Fiscalização do Procon no seguinte endereço:
procon.fiscal1@navegantes.sc.gov.br, ou comparecer, presencialmente, na Rua João Emílio, nº 100, Centro, anexo à Prefeitura, de segunda a sexta-feira das 13h às 19h ou ainda pelo telefone (47) 3342-9500, opção 3

O boletim completo está disponível na matéria, na aba notícias, no site da Prefeitura.

Autor: Rafael Lemos - CRP: 36909/RJ

Arquivos relacionados