Combate à dengue: Prefeitura aplica fumacê na próxima terça-feira (2); confira os locais

28/04/2023 - 15:06h

Atenção, população de Machados, Nossa Senhora das Graças e Porto das Balsas. A caminhonete do fumacê passará na sua rua, na próxima terça-feira (2), a partir das 17h, para aplicação de inseticida como forma de combate à dengue.

Para o método ser mais eficaz, pede-se aos moradores e comerciantes que deixem as portas e janelas de suas residências e estabelecimentos abertas.

As três regiões foram escolhidas por serem os locais com maior número de focos do mosquito Aedes aegypti no município.

A ação é executada pela Vigilância Ambiental de Navegantes, com apoio da Regional de Saúde do Estado.

O inseticida em questão é aplicado por meio de borrifação em uma caminhonete adaptada com bombas para o UBV (Ultra Baixo Volume) pesado. O produto elimina o mosquito Aedes aegypti, ajudando a prevenir doenças como a dengue, além da zika e chikunguya.

Importante mencionar que o fumacê não traz prejuízos à saúde humana, somente ao mosquito.

A população pode denunciar focos do mosquito pelo  e-mail saude.dengue@navegantes.sc.gov.br, pelo telefone (47) 3185-2384 das 7h30 às 12h e das 13h às 17h ou pela aba Ouvidoria, no site da Prefeitura.

Autor: Rodrigo Ramos