Dia Nacional da Ética é celebrado em 2 de maio

02/05/2023 - 10:37h

Um dos conceitos de ética é que se trata de um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana. No Brasil, 2 de maio foi escolhido como o Dia Nacional da Ética. A data marca a reivindicação pelo comportamento ético tanto na Administração Pública quanto na sociedade.

E, mantendo o compromisso em disseminar uma cultura organizacional baseada em princípios e valores éticos, o Poder Executivo de Navegantes instituiu, pela Lei nº 3377/2019, o Código de Conduta Funcional dos Agentes Públicos e da Alta Administração Municipal e, pelo Decreto nº 336/2021, o Programa de Integridade da Administração Pública Municipal.

Esses mecanismos consideram que a administração pública tem como objetivo a prestação de serviços a favor do interesse público e dos direitos dos cidadãos, sem perder o foco da credibilidade e a segurança no cumprimento da legislação, bem como ampliando a transparência das ações, aprimorando o combate à corrupção e estabelecendo uma gestão eficiente e confiável dos recursos públicos.

Outro desdobramento da Lei nº 3377/2019 foi a criação da Comissão de Ética na Prefeitura. Esse grupo de trabalho realiza reuniões mensalmente e discute ações, no âmbito do Poder Executivo, para fomentar a ética na administração pública.

Assim, ao aplicar a ética na cultura organizacional, a imagem da administração pública se torna mais transparente e consolidada diante da sociedade, atribuindo assim a boa reputação do serviço público.

Autor: Rafael Lemos - CRP: 36909/RJ