Alunos da Rede Municipal de Ensino prestam homenagem aos pescadores

29/06/2023 - 09:30h

A pesca em Navegantes acompanha gerações. E no Dia do Pescador, os alunos do C.M.E.I Professora Alciréia Conceição Couto, visitaram o bairro São Pedro, para prestar uma homenagem aos pescadores, resgatando a história na busca de mais conhecimentos sobre a importância da atividade pesqueira.

O sorriso e as marcas do tempo no rosto dos pescadores revelaram muita experiência e sabedoria. Os alunos tiveram a oportunidade de interagir, entrevistar e homenagear alguns pescadores respeitados no bairro por sua história e rotina diária no mar.

Francisco Manoel Patrício, o popular Chiquinho, considerado patriarca dos pescadores, do bairro São Pedro, estava acompanhado dos colegas de profissão, Adolário e João Carlos, que receberam dos professores, alunos e direção da escola muito reconhecimento, afeto e gratidão.

A pesca é uma das atividades mais antigas da humanidade com importância social, econômica, cultural e principalmente histórica. As âncoras, as tarrafas, as varas, os remos, os lampiões e os cestos são petrechos que passam uma imagem romântica, mas ao mesmo tempo revelam muita luta e um grande amor pelo mar.

Os barcos também compõem todo o cenário, afinal levam o pescador a viver os perigos do mar na busca do alimento que serve toda a nossa gente.

Os alunos da Rede Municipal de Ensino, em nome da população navegantina, prestam uma singela e significativa homenagem a todos os pescadores de Navegantes.

Autor: Vânia Voltolini - SC 01057JP