Feira de Inclusão Produtiva Agropescarte comemora 1 ano

14/08/2023 - 18:57h

A realização da Feira de Inclusão Produtiva Agropescarte, no último sábado (12), teve uma comemoração especial, o aniversário de 1 ano de realização consecutiva da Feira no município. A data foi celebrada com muita alegria, tanto pelos organizadores, quanto pelos produtores rurais, pescadores e artesãos, que comercializam seus produtos em todas as edições.

Além disso, a chuva e o tempo nublado não foram empecilho para que alguns visitantes, muitos deles, com presença garantida todo sábado, comparecessem na edição festiva da Feira. O aposentado, João Forbici e a esposa Rose, são frequentadores assíduos e fizeram questão de destacar que a Agropescarte foi um estímulo para que eles viessem morar em Navegantes, quando decidiram se mudar de Blumenau.

Ainda durante a comemoração de aniversário, todas as pessoas que realizaram compra de algum produto na Feira, ganharam um bilhete para o sorteio de uma Cesta com itens doados pelos expositores. A vencedora foi Monaliza Andrade, que ao saber que tinha sido sorteada, veio retirar seu presente acompanhada da família.

O secretário de Agricultura e Pesca, Jairo Romeu Ferracioli, fez questão de agradecer a todos os envolvidos, em especial, aos expositores, que se mantiveram firmes mesmo no início das atividades, e que agora, comemoram o sucesso e a proporção que a Agropescarte vem conquistando. Ele também destacou a importância da participação popular e agradeceu a todos que prestigiam e consomem os produtos vendidos no local, pois, além de movimentar a economia, é uma valorização aos agricultores, aos pescadores, aos artesãos e aos artistas da cidade.

Sobre a Agropescarte

Em agosto de 2022, a Feira iniciou no pátio da prefeitura,  e aos poucos, se consolidou. A cada edição, o público foi aumentando e desta forma, ela passou a ser realizada na Praça dos Emancipadores, em frente ao Ginásio de Esportes, no Centro, sempre aos sábados, das 8h às 15h.

Um espaço que oferece produtos frescos, peixes, pães, frutas, verduras, cucas, bolachas, doces e todas as belezas do artesanato local. Os visitantes ainda podem usufruir do ambiente para um encontro com os amigos e saborear os pastéis, petiscos, caldo de cana, chope e muito mais. Vale destacar que tudo é produzido através da agricultura familiar, pesca artesanal, produtores locais e Associação dos Artesãos de Navegantes, a Artesanave.
Além disso, também tem espaço para os artistas mostrarem os seus talentos através da boa música e diversas outras formas de cultura local.

A Agropescarte é uma parceria entre a Prefeitura de Navegantes através das Secretarias de Agricultura e Pesca, Turismo, Assistência Social e Fundação Cultural, e ainda, EPAGRI, Sindicato Rural, Colônia dos Pescadores e ACIN.

Autor: Maila Santos SC 01773/JP