Turbidez no rio reduz pressão de abastecimento de água para Itajaí e Navegantes

28/08/2023 - 17:39h

O sistema de captação, tratamento e distribuição de água em Itajaí enfrenta dificuldades devido à turbidez elevada no canal retificado do rio Itajaí-mirim. O excesso de partículas dissolvidas sobrecarrega os equipamentos das Estações de Tratamento de Água (ETAs) São Roque e Arapongas, exigindo constantes limpezas dos decantadores e filtros e reduzindo a disponibilidade de água potável.

 

Por volta das 16h desta segunda-feira (28), a água bruta no ponto de captação apresenta turbidez por volta de 1.100 ut, 11 vezes o limite para o funcionamento eficiente do sistema convencional de tratamento de água utilizado em Itajaí. Às 13h, o valor era de 1.300, o que aponta para uma melhora da situação nas próximas horas.

 

No atual quadro, é esperado que ocorra baixa pressão na distribuição de água potável para bairros de Itajaí e para Navegantes nas próximas horas. Um início de recuperação é estimado por volta das 23h, devido à redução da turbidez no rio e diminuição da demanda por parte dos consumidores.

 

A recomendação da Sesan é que os consumidores economizem água e evitem desperdício. O contato de plantão da Sesan é (47) 3185-2005.

Autor: Rafael Lemos - CRP: 36909/RJ

Download das fotos em alta resolução

Aguarde