Carrera municipal aumenta rampa e beneficia pescadores artesanais

05/09/2023 - 13:39h

Em abril deste ano, a Prefeitura de Navegantes, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, iniciou uma obra de grande importância para os pescadores artesanais que utilizam o serviço na Carrera Municipal. Foi realizada uma reforma na rampa onde as embarcações são puxadas e a novidade é que, com esse serviço, o local volta a funcionar com mais segurança e com possiblidade de movimentação de embarcações, mesmo em dias de marés mais baixas.

Conforme o secretário da pasta, Jairo Romeu Ferracioli, a obra foi feita em duas etapas, e na semana passada, em um dia que a maré baixou bastante, foi concluído o serviço. Ele explica que percebeu-se que a estrutura de concreto da ponta da rampa havia quebrado e que precisaria ser refeita. Desta forma, a rampa foi aumentada em mais 2,5 metros de comprimento, e ainda, para estaquear o lance d’agua, foi colocado 27 metros de estacas. E por fim, para manter a resistência das estacas, foi colocado duas linhas de 37 metros duplo, totalizando 148 metros lineares.

“Com isso, conseguimos alongar a rampa e assim, permitir a movimentação de embarcações para puxadas e descidas mesmo com maré baixa, o que para os pescadores representa ganho de tempo, e quanto mais rápido ele realiza o reparo na sua embarcação, mais rápido ele retorna ao mar para dali tirar o seu sustento”, explica o secretário.

Vale destacar que, além do canal e da rampa de acesso, o projeto contempla drenagem, pavimentação, trapiche e carrinho de puxadas e descidas, beneficiando cerca de 100 famílias que vivem da pesca artesanal

Autor: Maila Santos SC 01773/JP