Secretaria de Agricultura e Pesca de Navegantes realizou a distribuição de 1180 toneladas de calcário doados pelo Governo Estadual

05/09/2023 - 15:30h

O Programa Terra Boa 2023, que fornece calcário aos produtores rurais, encerrou na semana passada em Navegantes. Foram entregues 1180 toneladas esse ano, sendo que cada família, devidamente cadastrada e que solicitou o calcário, pôde receber 30 toneladas do produto, transportados da fonte à sua propriedade, de forma gratuita, pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca.

 

Para o secretário Jairo Romeu Ferracioli, esse apoio é fundamental para o fortalecimento do agronegócio e a agricultura familiar. “O Programa Terra Boa, realizado através de parceria do Estado e do Município, gera oportunidades de renda para o desenvolvimento da economia, em especial, aos nossos produtores rurais”, comenta o secretário, que ressalta ainda os importantes investimentos da pasta, na aquisição em maquinários e implementos agrícolas, para prestar um bom atendimento às demandas da agricultura familiar.

 

Já o diretor de Agricultura, Jardel Amaral Cowboy, pontua que o serviço acontece após a EPAGRI emitir a AR (Autorização de Retirada), e em seguida, o solicitante preenche uma requisição para ser agendado o transporte deste calcário.  “A prioridade nas distribuições é sempre de quem não recebeu no ano anterior. As cotas são gratuitas, contudo, é necessário realizar a análise do solo, pois de um modo geral, o nosso solo é ácido e o calcário tem grande importância para neutralizar essa acidez, aumentando a disponibilidade e a absorção de nutrientes”, explica o diretor. 

 

Todas as dúvidas referentes ao Programa, podem ser esclarecidas com o Agrônomo da EPAGRI, Rodrigo, através do telefone (47) 3398-6415, ou com Diretor de Agricultura, Jardel Amaral Cowboy, no (47) 3185-2379.

Autor: Maila Santos SC 01773/JP

Download das fotos em alta resolução

Aguarde