Preservação da orla poderá colocar Navegantes em seleto grupo de sustentabilidade internacional

19/09/2023 - 13:05h

Uma equipe formada através das secretarias municipais de Turismo, Comunicação Social, Desenvolvimento Econômico, Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) e Fundação Cultural, além da parceria com o Programa DEL (Desenvolvimento Econômico Local), trabalha desde março deste ano na busca por uma certificação internacional inédita para Navegantes, realizada pelo Programa Awards & Certification da Organização holandesa Green Destinations (TOP 100).

Navegantes participa com a história de boas práticas, através do projeto “Restinga Preservada, Nossa Orla Protegida”, em que relata no case o longo processo de recuperação da vegetação de sua orla. Um projeto que abrange educação ambiental, preservação do meio ambiente, permitindo que uma região central urbana coexista com o litoral de forma sustentável.

A Conferência Green Destinations 2023 acontecerá de 8 a 10 de outubro, em Tallinn, na Estônia. Na ocasião, será divulgado o resultado dos 100 melhores destinos em todo o mundo. O Programa DEL Turismo já conquistou cases de sucesso com outras cidades catarinenses, a exemplo de Bombinhas, Treze Tílias, Orleans e Itá, sendo reconhecidas internacionalmente. A pretensão é fazer com que Navegantes também entre nesse grupo seleto de gestão turística sustentável.

Recuperação da Orla

O município tem boas chances de conseguir a certificação diante da preservação da orla de sua praia, que iniciou com o processo de retirada das construções em áreas não edificantes e substituição das plantas exóticas por vegetação nativa, em cumprimento ao Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado em novembro de 2002.

Desde então, o município vem executando a recuperação ambiental da área de preservação permanente, por meio de projetos que ajudaram a conter a compactação da areia e trazer de volta a vegetação nativa fixadora e reformulação das dunas na orla — o que contribuiu em conter o avanço do mar — com grande sucesso no Centro, além de colocação de passarelas ecológicas que evitam a degradação da vegetação e dunas, com foco na sustentabilidade.

O que é Green Destinations?

Criada na Holanda em 2014, a Green Destinations é uma organização global sem fins lucrativos que apoia destinos, seus negócios e suas comunidades a se desenvolverem de maneira mais responsável e sustentável. O Programa de Certificação ‘Awards & Certification’ está dentro dos serviços da organização e é reconhecido pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).

O que é DEL Turismo?

O programa DEL Turismo visa desenvolver o turismo local com base numa estratégia sustentável e duradoura, promovendo um turismo que apoie a economia e melhore a qualidade da comunidade local e dos seus visitantes.