Navegantes participa da 2ª Jornada de Castração em Massa da América Latina

03/10/2023 - 14:10h

Nesta quarta-feira (04), o Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (DABA) de Navegantes participa, através da Organização Social CHC, da 2ª Jornada de Castração em Massa da América Latina – Castralat. O Dia Mundial dos Animais, celebrado em 4 de outubro, foi a data escolhida para realização da 2ª edição do evento, que neste ano, tem o lema “Juntos Podemos”.

 

A ação visa conscientizar e mobilizar a comunidade veterinária e a sociedade em geral sobre a importância da castração responsável. No ano passado, participaram 511 profissionais, 143 instituições em 16 países da América Latina e Caribe, e foram contabilizadas 9.745 castrações.

 

O secretário de Saúde de Navegantes, Pablo Sebastian Velho, destaca que, em Navegantes, o DABA realiza diariamente esse trabalho de castração. Só em 2023, desde o dia 1º de janeiro, foram realizadas 2.989 castrações. Contudo, mesmo o município realizando diversas ações em prol da causa, a participação e o engajamento nesse evento de castração massiva, tem como principal objetivo, chamar a atenção para a importância do procedimento, tanto para o controle da superpopulação de animais, reduzindo a quantidade de animais abandonados, como também desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças e no comportamento dos animais. Além disso, a castração pode ajudar a evitar comportamentos indesejados, como fugas e agressividade.

 

Vale ressaltar que o DABA realiza a castração de cães e gatos de famílias de baixa renda (que recebam até 3 salários mínimos). O agendamento é feito direto no Departamento, com a apresentação de documento com foto, CPF, comprovante de endereço e comprovante de renda de todos que moram na residência.

Autor: Maila Santos SC 01773/JP

Download das fotos em alta resolução

Aguarde