Alerta para risco de desabastecimento com alta na turbidez do Rio Itajaí-Mirim

08/10/2023 - 16:21h

De acordo com o Semasa, há risco de desabastecimento em Itajaí e Navegantes, a partir desta segunda-feira (09), em razão das fortes chuvas que assolam o manancial do Rio Itajaí-Mirim e provocam alta na turbidez da água.

Neste domingo (08), o índice de turbidez em Brusque chegou a aproximadamente 6 mil NTUs (unidades de turbidez) e a tendência é que afete o sistema de captação de Itajaí nas próximas horas e dificulte as operações das estações de tratamento São Roque e Arapongas. O índice considerado normal para o sistema é de 100 NTUs.

A recomendação das equipes técnicas é para que a população economize água e faça reserva para uma situação emergencial, evitando ações que podem ser adiadas e o desperdício.

O contato do plantão de atendimento da Sesan é (47) 3185-2005.