Itajaí decreta Estado de Emergência Hídrica e Navegantes pode sofrer com desabastecimento de água

09/10/2023 - 11:48h

O Semasa informou que há risco de desabastecimento em Itajaí e Navegantes, a partir desta segunda-feira (09), em razão das fortes chuvas que assolam o manancial do Rio Itajaí-Mirim e provocam alta na turbidez da água. Desta forma, o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, decretou, na noite de domingo (8/10), Estado de Emergência Hídrica.

O decreto, que tem prazo de 180 dias, baseou-se no ofício número 334/2023, apresentado pelo Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura - Semasa, assinado pelo diretor geral, Diego Antonio da Silva. O documento alerta a possibilidade de desabastecimento, em razão das dificuldades em operar o sistema das estações de tratamento de água. O Semasa em conjunto com os demais órgãos da administração municipal deverá adotar medidas destinadas à prevenção e mitigação dos efeitos do desabastecimento, podendo requisitar veículos, equipamentos, materiais e servidores públicos,  além de atuar emergencialmente na aquisição de insumos necessários para atender serviços essenciais.

A Sesan, em Navegantes, informa que a recomendação das equipes técnicas é para que a população economize água. Além disso, é muito importante o uso racional da água, evitando ainda, o desperdício.

O contato do plantão de atendimento da Sesan é (47) 3185-2005.