Gestão pública de Navegantes está entre as melhores do país

09/10/2023 - 18:08h

Na 4ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, Navegantes subiu 37 posições ficando na 133ª posição nacional. Este é o melhor resultado da cidade na série histórica iniciada em 2019. O documento foi elaborado pelo Centro de Liderança Pública – CLP com dados oficiais das 410 cidades com mais de 80 mil habitantes.

As informações que compõem o ranking são extraídas de bases públicas oficiais de dados como IBGE, IPEA, CAGED, entre outros, e servem de baliza para guiar ações. O ranking é dividido em diversos pilares que envolvem economia, saúde, educação, segurança, capital humano, etc.

O destaque de Navegantes é no eixo “Instituições”, classificada na 10ª posição nacional. O resultado se deu por avanços significativos em itens estratégicos, como a 13ª posição nacional alcançada no Tempo de Abertura de Empresas, subindo 388 posições em relação ao ano anterior.

Outros destaques são: a redução significativa do peso da folha de pagamento da prefeitura, tendo a cidade subido 110 posições neste critério, e a consequente elevação da taxa de investimentos, com ganho de 193 posições. No eixo Instituições, Navegantes também foi destaque em Transparência Municipal, alcançando a 35ª posição nacional.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Receita, Rodrigo Silveira, a melhoria dos indicadores de gestão são a base para um crescimento sustentável.

“O governo promoveu ações para incentivar o crescimento econômico e a ampliação da arrecadação da prefeitura. Os indicadores já traduzem os resultados com a elevação dos investimentos e queda do peso da folha de pagamento. É importante destacar que os rankings dos próximos anos devem ainda apresentar avanços consistentes em saúde e educação, em virtude das ações adotadas no presente. É um encadeamento de ações que leva a uma melhoria da cidade”, comemora.

A consulta ao Ranking de Competitividade dos Municípios 2023 está disponível no link: https://municipios.rankingdecompetitividade.org.br/SC/navegantes/geral/ranking-geral