Semana Lixo Zero acontece em Navegantes entre os dias 23 e 28 de outubro

19/10/2023 - 15:24h

O Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) promove, entre os dias 23 e 28 de outubro, a Semana Lixo Zero. O evento é uma parceria conjunta com as prefeituras de Penha, Balneário Piçarras e Barra Velha, com a proposta de oferecer à população atividades de conscientização e meio ambiente. O lançamento será na Câmara de Vereadores de Barra Velha, às 9h, na próxima sexta-feira (20).

Em Navegantes, haverá implantação e oficina de um sistema de compostagem na escola Badia de Faria, aula prática sobre o ciclo da gestão de resíduos sólidos e visita dos alunos da rede municipal de ensino à sede da Associação de Agentes de Reciclagem (Recinave). E ainda, o IAN vai realizar ações ambientais com estande na Feira Agropescarte.

Também, entre os dias 23 de outubro e 1º de novembro, nos Ecopontos do Gravatá e do Centro, haverá troca sustentável de resíduos por ecocopos e camisetas do Navega Lixo Zero.

De acordo com o superintendente da pasta, Marcos Zaleski de Matos, “a semana Lixo Zero é um evento de mobilização com o objetivo de incentivar a população a fazer a gestão de resíduos e conscientizar sobre o conceito de lixo zero”, destaca.

“As ações são abertas a toda a comunidade e nossa meta é conscientizar as pessoas a aderir novos hábitos tanto do descarte correto quanto da reciclagem e do consumo consciente”, finaliza.

Agenda da Semana Lixo Zero:

23/10 a 01/11: Troca consciente nos Ecopontos do Centro e do Gravatá - troca de resíduos eletrônicos, pilhas e baterias, lâmpadas, óleo vegetal usado ou recicláveis por camisetas Navega Lixo Zero e copos ecológicos do programa de reciclagem.

24/10 às 9h: “O ciclo da gestão de resíduos” - uma aula prática com os alunos da rede municipal de ensino na Associação de Agentes de Reciclagem de Navegantes (RECINAVE)

25/10: Educação ambiental - palestra sobre resíduos no Ecoponto do Centro com divulgação dos resultados do recolhimento e destinação de 13.500 pilhas e baterias em outubro de 2023.

26/10 às 10h: Oficina e implantação do sistema de compostagem na escola C.E.M. Profª Badia De Faria

28/10 das 08h às 12h: Participação do IAN com estande na Feira Agropescarte. Exposição das atividades NAVEGA LIXO ZERO com foco no consumo e produção responsáveis

Autor: Rafael Lemos - CRP: 36909/RJ