Navegantes recebe certificado internacional de turismo responsável

26/10/2023 - 15:19h

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (26) a entrega ao município do certificado do concurso global TOP 100 Good Practice Stories, realizado pela organização holandesa Green Destinations.

Recebido pelas mãos do prefeito Liba Fronza, o certificado é um reconhecimento de Navegantes por ter sido eleita uma das 100 melhores histórias de boas práticas de turismo responsável no planeta, com o projeto "Restinga Preservada, Nossa Orla Protegida", que relata o longo processo de recuperação da vegetação de sua orla.

A solenidade de entrega do certificado aconteceu no paço municipal e contou com a presença de representantes da Câmara de Vereadores e da equipe que deu vida ao trabalho, incluindo as secretarias de Turismo, Comunicação Social, Desenvolvimento Econômico, Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) e Fundação Cultural, além do Programa DEL (Desenvolvimento Econômico Local).

Durante a entrega, o prefeito destacou a importância da certificação, que coloca Navegantes no patamar internacional de destinos sustentáveis, bem como o esforço da equipe responsável pela execução do trabalho, além do apoio dos vereadores.

A certificação tem a duração de dois anos. Navegantes foi uma das oito cidades brasileiras que receberam a certificação e uma das cinco representantes catarinenses. Além disso, o projeto navegantino ficou entre os 10 melhores do mundo na categoria "Natureza e Paisagem".

Com a certificação em mãos, há uma nova fase para eleger o top 3 de cada categoria, ou seja, mais uma etapa de trabalho para a equipe navegantina garantir mais um reconhecimento. A premiação acontecerá em março de 2024, em Berlim, na Alemanha.

Autor: Rodrigo Ramos