Defesa Civil encerra ciclo de palestras do PDCE em Navegantes

27/10/2023 - 13:46h

Na última quarta-feira (25), a Defesa Civil de Navegantes encerrou a série de palestras referente ao Programa Defesa Civil na Escola (PDCE) no Colégio Sinergia Sistema de Ensino, totalizando quatro escolas participantes este ano.

Além do Sinergia, três unidades escolares municipais receberam o projeto: Profª Maria Hostim da Costa, Profª Idília Machado Ferreira e Izilda Reiser Mafra. Participaram alunos do sexto e do sétimo ano.

O PDCE é uma iniciativa do Estado de Santa Catarina que tem como objetivo o alcance a todos os municípios catarinenses, em atendimento ao Decreto 1382/2021, que estabelece que todas as escolas públicas e privadas implementem o programa até 2024.

O foco principal é inserir no currículo escolar a temática de Proteção e Defesa Civil, capacitando professores e alunos para atuar de forma compartilhada e eficaz na gestão de riscos e desastres junto à comunidade nos municípios catarinenses.

Nos primeiros módulos, a equipe da Defesa Civil realiza palestras como complemento da capacitação e também é disponibilizado aos professores um curso na modalidade EAD de 80 horas para capacitá-los a serem multiplicadores e a transmitirem as ações, diretrizes e fundamentos aos alunos.

Autor: Rafael Lemos - CRP: 36909/RJ