Previsão de temporais com chuva intensa e volumosa nesta quarta (22) e quinta-feira (23) em Navegantes

22/11/2023 - 14:46h

A Defesa Civil de Navegantes alerta a população para risco alto de ocorrências em decorrência a temporais com chuva intensa e volumosa previstos para a partir desta quarta (22) e na quinta-feira (23).

Segundo a Defesa Civil, na região de Navegantes, os volumes de chuva devem variar entre 60 mm e 100 mm, podendo ainda ser ultrapassados pontualmente. 

A situação climática se dá ao processo de formação de uma frente fria e o fluxo de calor e umidade do norte do país favorecem novas instabilidades associadas a temporais com chuva intensa, vendaval e eventual queda de granizo entre o período da tarde e à noite. 

Na quinta-feira, a formação de uma baixa pressão atmosférica próximo à costa reforça as chuvas, trazendo volumes expressivos em curto período de tempo, principalmente à tarde. 

Na região de Navegantes, o risco é alto para ocorrências associadas a temporais, como destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores, e às chuvas volumosas, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

Segundo a previsão do tempo da Epagri/Ciram, a chuva deve continuar até, ao menos, sexta-feira (24), no município.

Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo 199 ou (47) 99243-8678, Corpo de Bombeiros Militar pelo 193, SAMU pelo 192 e Polícia Militar pelo 190.

Cuidados com tempestades, ventos fortes e alagamentos

Para se proteger e evitar acidentes durante ocorrências com ventos fortes, busque um local abrigado, distante das janelas, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.

Durante alagamentos e inundações, evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados, bem como transitar em pontilhões e pontes submersas. Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.

Autor: Rodrigo Ramos

Download das fotos em alta resolução

Aguarde