Defesa Civil alerta para alto risco de alagamentos e enxurradas nesta terça-feira (28)

28/11/2023 - 10:43h

A chuva intensa e volumosa persiste em Navegantes ao longo desta terça-feira (28) e durante a madrugada de quarta-feira (29). A situação exige atenção da população, especialmente a do Porto das Balsas, Volta Grande, Gravatá (próximo ao rio e Loteamento Açaí), Hugo de Almeida, região do Açude, Pedreiras e localidades baixas da Meia Praia, que correm alto risco de sofrer com alagamentos e enxurradas. 

Segundo a Defesa Civil, nas últimas 24 horas, Navegantes foi o município com maior concentração de precipitação do Baixo e Médio Vale do Itajaí, com um acumulado de chuva de 118,5 mm. 

Durante a manhã, o Rio Gravatá chegou a transbordar, ocasionando inundações leves nas imediações. Até o momento, não há registro de nenhuma pessoa desabrigada. 

A previsão é que haja um acumulado de chuva de até 200 mm até amanhã. Por isso, há alto risco para ocorrências relacionadas aos temporais e chuva intensa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos, além de danos à rede elétrica, destelhamentos, quedas de galhos e árvores.

A Defesa Civil também pede atenção aos motoristas e que evitem transitar em ruas alagadas para evitar acidentes. 

Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo 199 ou (47) 99243-8678, Corpo de Bombeiros Militar pelo 193, SAMU pelo 192 e Polícia Militar pelo 190.

Cuidados com tempestades, ventos fortes e alagamentos

Para se proteger e evitar acidentes durante ocorrências com ventos fortes, busque um local abrigado, distante das janelas, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.

Durante alagamentos e inundações, evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados, bem como transitar em pontilhões e pontes submersas. Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.

Autor: Rodrigo Ramos

Download das fotos em alta resolução

Aguarde