Saúde intensifica atendimento no Dia Mundial de Combate à AIDS

30/11/2023 - 15:30h

Nesta sexta-feira (1º), celebra-se o Dia Mundial de Combate à AIDS. Nesta data, a Secretaria de Saúde reafirma seu compromisso na batalha contra o HIV com atendimento especial no CETA e na Unidade Básica de Saúde do bairro São Paulo.
 
O Centro Epidemiológico de Testagem e Aconselhamento (CETA) estará pronto para atender a população e trazer conhecimento acerca da prevenção das ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). Durante o dia, o Odonto Móvel fará atendimento no local, focado na busca de lesões na cavidade oral, e haverá cota de livre demanda para quem buscar a unidade com queixas de feridas na boca.

Além disso, o CETA também fará orientações sobre prevenção, esclarecimento e diagnóstico, realização de teste rápido (HIV/AIDS, sífilis e hepatites B e C) e estará decorada para trazer atenção ao tema. Para ser atendido, é preciso levar documento oficial com foto e o cartão do SUS.

Já na UBS São Paulo, no turno da tarde, acadêmicos do Curso de Medicina da Univali estarão acolhendo os usuários que buscarem a unidade com informações de promoção de saúde e prevenção de doenças, além de livre testagem rápida para o HIV e demais ISTs. Não é necessário agendamento, e basta levar um documento de identificação com foto.

O Secretário de Saúde, Pablo Sebastian Velho, destaca o comprometimento do município no combate à AIDS, em especial com as ações programadas para esta sexta-feira. "Educação, testagem e solidariedade são nossas armas, sendo a informação nossa maior aliada na quebra do estigma", comenta. 

O CETA fica localizado na Rua Santos Dumont, 448, no Centro. O horário de atendimento é das 7h às 19h.

A UBS São Paulo está situada na Rua João Manoel Gualberto, 400, bairro São Paulo.

Autor: Rodrigo Ramos

Download das fotos em alta resolução

Aguarde